segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Obtendo o composto

O processo de compostagem ocorre normalmente na natureza e o homem pode reproduzir a ação natural com o lixo orgânico que ele produz. Para a obtenção do composto, o lixo doméstico coletado (urbano e rural) passa por estágios físicos e biológicos. Na fase física, o lixo é submetido a um processo de triagem (manual ou mecânica) nas usinas de compostagem. Ali, são separados os materiais. Após a triagem, os resíduos orgânicos são triturados e homogeneneizados para ser obtido o composto cru, muito utilizado na agricultura como fertilizante.
O processo con tinua com a transformação do composto cru e composto curado (fase biológica). Essa alteração da matéria orgânica se produz em duas etapas: a fermentação e a humificação, que podem ser realizadas em sistemas abertos (pátios de maturação) ou fechados (digestores).
A fermentação ou digestão se produz pela ação dos microorganismos presentes no composto cru. O lixo pode ser digerido em presença ou ausência de oxigênio. Existem também processos mistos, que combinam ambos.
Espera-se que em menos de dez anos a compostagem seja tão comum quanto hoje é a reciclagem de latas de alumínio. Atualmente nos Estados Unidos o uso da compostagem para transformar lixo orgânico está em plena expansão. Os espaços para aterros sanitários estão se tornando cada vez mais escassos e as pessoas começam a se preocupar com os impactos negativos que esses espaços geram sobre o meio ambiente. Neste sentido, a legislação americana diminui cada vez mais o uso de aterros para deposição do lixo.

Nenhum comentário: