quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Aterros Controlados

É uma técnica de acomodação de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e a sua segurança, diminuindo os impactos ambientais. Este método utiliza princípios de engenharia para limitar os resíduos sólidos, cobrindo-os com uma camada de material inativo na conclusão de cada jornada de trabalho.
Esta forma de acomodação produz, em geral, poluição localizada, pois similarmente ao aterro sanitário, a extensão da área de acomodação é diminuída. Porém, geralmente não dispõe de impermeabilização de base, nem sistemas de tratamento de chorume ou de dispersão dos gases gerados. Este método é preferível ao lixão, mas, devido aos problemas ambientais que causa e aos seus custos de operação, a qualidade é inferior ao aterro sanitário.
Na fase de operação, realiza-se uma impermeabilização do local, de modo a diminuir riscos de poluição, e a origem dos resíduos é devidamente controlada. O biogás é extraído e as águas lixiviantes são tratadas. A deposição faz-se por células que uma vez preenchidas são devidamente seladas e tapadas. A cobertura dos resíduos faz-se diariamente. Uma vez esgotado o tempo de vida útil do aterro, este é selado, efetuando-se o recobrimento da massa de resíduos com uma camada de terras com 1,0 a 1,5 metro de espessura. Posteriormente, a área pode ser utilizada para ocupações "leves" (zonas verdes, campos de jogos, etc.).

Um comentário:

Lixo disse...

este blog é o maximo