segunda-feira, 12 de novembro de 2007

COLETA SELETIVA [parte I]

COLETA SELETIVA

Coleta seletiva é o nome que se dá ao recolhimento do materiais separados presentes no lixo doméstico que podem ser reciclados. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros. É uma alternativa ecologicamente correta, com o objetivo de reciclar resíduos sólidos que iriam para aterros ou lixões.
A coleta seletiva traz benefícios para a natureza e para a saúde humana, como o aumento da vida útil de um aterro sanitário, menor contaminação do meio ambiente e a diminuição da extração dos tesouros naturais devido ao uso de matéria prima reciclável.
A coleta seletiva no Brasil existe em cerca de 135 cidades e pode ser implantada em uma escola, em uma empresa ou em um bairro. A maior parte das coletas é feita por cooperativas de catadores.
A coleta seletiva, além de separar os tipos de lixo em lixeiras coloridas, é como uma corrente. Pode se classificar a coleta seletiva em três elos, que precisam ser programados para que o programa de coleta seletiva funcione. São eles:

Nenhum comentário: