segunda-feira, 12 de novembro de 2007

CLASSIFICAÇÃO DO LIXO (8 tipos)

CLASSIFICAÇÃO DO LIXO

· Doméstico: gerado basicamente em residências; (tais como, cascas de frutas, verduras, produtos deteriorados, jornais e revistas, garrafas, embalagens em geral, papel higiênico, fraldas descartáveis e uma grande diversidade de outros itens)
· Comercial: gerado pelo setor comercial e de serviços (forte componente de papel, plásticos, embalagens diversas, e resíduos de asseio dos funcionários, tais como, papéis toalha, papel higiênico).
· Industrial: gerado por indústrias (representado por cinzas, lodos, resíduos alcalinos ou ácidos, plásticos, papel, madeira, fibras, borracha, metal, escórias, vidros, cerâmicas, etc.. Nesta categoria, inclui-se a grande maioria do lixo considerado tóxico).
· Hospitalares: gerado por hospitais, farmácias, clínicas... (São agulhas, seringas, gazes, bandagens, algodões, órgãos e tecidos removidos, meios de culturas e animais usados em testes, sangue coagulado, luvas descartáveis, remédios com prazos de validade vencidos, instrumentos de resina sintética, filmes fotográficos de raios X etc.. Resíduos assépticos destes locais, constituídos por papéis, restos da preparação de alimentos, resíduos de limpezas gerais (pós, cinzas etc.), e outros materiais que não entram em contato direto com pacientes ou com os resíduos sépticos anteriormente descritos, são considerados como domiciliares.
· Especial: podas de jardins, entulhos de construções e animais mortos, embalagens de adubos, defensivos agrícolas, ração, restos de colheita.
· Público: É aquele produzido nas vias públicas, como: os resíduos de varrição das vias públicas, limpeza de praias, de galerias, de córregos e de terrenos, restos de podas de árvores etc.; de limpeza de áreas de feiras livres, constituídos por restos vegetais diversos, embalagens...
· Municipal: Basicamente são os que se originam de materiais de higiene, asseio pessoal e restos de alimentação (que podem vir a veicular doenças provenientes de outras cidades, estados e países). Esse tipo de lixo vem de portos, aeroportos, rodoviárias e ferroviárias. Nos casos de lixo assépticos, estes são considerados domiciliar.
· Entulho: são resíduos da construção civil: demolições e restos de obras, solos de escavações... Ele é geralmente um material inerte, passível de reaproveitamento.

FONTE: http://intra.vila.com.br/sites_2002a/urbana/susana/sitedestino.htm

Nenhum comentário: